www.promoradia.com.br      

Muriaé (MG),  
     


CENTRO CULTURAL

Centro Cultural Padre Tiago


Mais do que construção de casas, o Pró-Moradia surgiu com o objetivo de contribuir para o futuro das crianças. Nesse sentido, algumas iniciativas foram surgindo no bairro, trazidas tanto pelo fundador do Projeto quanto por voluntários, fundamentalmente visando crianças e jovens. Essas iniciativas independentes se fundiram no Centro Cultural Padre Tiago, que hoje oferece atividades de leitura, aulas de música, atividade de dança, Banda Marcial, contação de histórias, além de oficina de artesanato.

A primeira dessas iniciativas foi criada pelo Padre Tiago em 2008. Nessa época, ele criou uma Biblioteca para os moradores do bairro. Mais tarde, em 2009, com o objetivo de estimular o aprendizado e interesse das crianças por livros, fundou o Centro de Leitura Infantil (Celi), com livros disponíveis e área de recreação para os menores de 10 anos. Esse Centro foi construído a partir de uma casa de fazenda antiga que pertencia ao terreno.

No mesmo ano, um grupo de voluntários organizou uma iniciativa independente. Todos os domingos, eles se reuniam com jovens e crianças do bairro para oferecer aulas de violão e flauta. Os instrumentos eram doados e os alunos da escola de música os compartilhavam. Logo, outros voluntários passaram a oferecer aulas de dança. Com o tempo, a Escola de Música Bernardete Carneiro, nomeada em homenagem a uma grande colaboradora do projeto, deu origem à Banda Marcial Bernardete Carneiro, que se apresenta nos principais eventos da cidade de Muriaé.

Em 2012, o Celi e a Escola de Música se uniram no Centro Cultural Padre Tiago, reunindo as ações pela cultura e educação das crianças e jovens. Esse novo Centro possibilitou o surgimento de outras iniciativas, inclusive buscando o envolvimento inclusão das famílias desses jovens. É o caso do Clube das Mães. Nele, as mulheres e jovens que vivem nos bairros do Pró-Moradia têm aulas de atividades manuais, como artesanato e pintura. O produto dessas aulas ajuda a complementar a renda de casa. Além disso, essas muheres e jovens participam de pequenos bate-papos e palestras que orientam sobre a vida, sociedade, evangelização, entre outros.


   

 

 

 
 
Descrição da Foto
 
 
 
 
Descrição da Foto
 
   
 
Descrição da Foto
 
resolução: 1024x768 - todos os direitos reservados

Página Inicial | História | O Fundador | Centro Cultural | Fotografias | Como Ajudar | Orçamento | Diretoria | Na Mídia | Contato