www.promoradia.com.br      

Muriaé (MG),  
     


Padre Tiago

Idealizador e fundador das Obras Sociais Pró-Moradia, Padre Tiago dedicou os 18 últimos anos de sua vida a dar às famílias não apenas uma casa, mas também condições de se desenvolver e ter uma vida digna.

Padre Tiago Prins, batizado Jacobus Adrianus Sigfridus Prins, nasceu em Voorhout, no oeste da Holanda, em 29 de Janeiro de 1930. Foi ordenado sacerdote em 1955, na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, após concluir estudos em Filosofia e Teologia. Padre Tiago chegou ao Brasil em 1962, e durante o tempo que viveu no país, foi, além de sacerdote, professor de disciplinas como Latim, Francês e História, além de vigário cooperador e pároco em paróquias do Rio de Janeiro e das cidades mineiras de Juiz de Fora e Muriaé e no seu distrito de Itamuri.

A sua chegada ao município de Muriaé aconteceu em 1991. Nessa época, Padre Tiago já havia construído e reformado capelas e igrejas por onde passou. Essa, no entanto, não era uma necessidade na nova paróquia. Por isso, ele se dedicou a reunir esforços e recursos para fundar o Pró-Moradia, oferecendo a famílias de baixa renda a oportunidade de sair do aluguel e se desenvolver. Com o aumento da responsabilidade com o projeto, em 1997, Padre Tiago foi liberado para se dedicar exclusivamente aos objetivos do Pró-Moradia.

Essa trajetória teve reconhecimentos merecidos. No dia 6 de Setembro de 1994, aniversário da cidade de Muriaé, Padre Tiago recebeu o título de cidadão honorário pelos serviços prestados à comunidade. Em 2003, Padre Tiago recebe o Prêmio Mérito Lojista, conferido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Minas Gerais. Em 22 de maio de 2010, recebe a condecoração de Cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau, comenda concedida pela Rainha Beatrix de Holanda e entregue pelo Cônsul Geral da Holanda no Brasil, Sr. Paul Comenência. O título é um reconhecimento aos holandeses que se destacam em trabalhos pelo mundo. A cerimônia de entrega, que geralmente é realizada em ambientes de gala, a pedido de Padre Tiago, aconteceu no bairro Vale Verde, diante da comunidade que ajudou a construir.

Em 22 de junho, após 18 anos presidindo sua obra, Padre Tiago faleceu, deixando a herança de um projeto com mais de 600 casas construídas e uma diretoria formada por amigos que continuam sua obra.


   

 

 

 
 
Descrição da Foto
 
 
 
 
Descrição da Foto
 
Descrição da Foto

 

resolução: 1024x768 - todos os direitos reservados

Página Inicial | História | O Fundador | Centro Cultural | Fotografias | Como Ajudar | Orçamento | Diretoria | Na Mídia | Contato